Olá, mamães!
A matéria de comportamento da semana é para o momento volta às aulas do nossos pequenos.
Hoje vamos questionar: Seu filhote tem levado muito peso para a escola? Você sabe como evitar que isso aconteça? Vamos lá!
Segundo os especialistas, a criança não pode ter mais do que 10% de peso dela nas costas e 5% nas mãos. O ortopedista Lucas Leite Ribeiro, do Hospital de São Luiz (SP), afirma que o uso incorreto da mochila não causa deformidades na coluna, mas pode agravar uma condição já existente, como escolioso ou lordose. Dores no ombro e nas cosstas e má postura são os principais sinais de que seu filhote está levando muito peso nas costas.
Veja como evitar problemas:
1. A mochila de costas deve ter duas alças bem largas e acolchoadas, que precisam ser usadas sempre juntas, e, de preferência, um cinto abdominal,
para fixar a mochila no lugar e deixá-la bem próxima do corpo.
2. O ideal é que ela fique bem no meio das costas, apoiada na coluna lombar, para não sobrecarregar os ombros e a própria lombar.
3. Se o seu filho precisa carregar mais do que 10% do peso, é melhor optar pela mala com rodinhas, que deve ser levada com uma mão e na posição vertical. A criança não pode se curvar para carregá-la.
4. Coloque na mochila só o que será usado naquele dia. Se precisar mandar um brinquedo, dê preferência aos mais leves.
5. Na hora de organizar o material, deixe o que for mais pesado próximo do corpo, na parte de trás da mochila, para que o peso não faça a criança se curvar. Distribua o resto de maneira uniforme.
Fonte: Revista Crescer.
Vamos cuidar dos nossos filhotes com muito amor!
Beijos!