A semana no Blog da Petit Petá vai ser incrível! As aulas estão começando e já demos a primeira dica de como fazer seu filhote gostar de ir à escola. Hoje, abrindo oficialmente a semana de dicas focadas no início do ano letivo, trouxemos uma dica especial para o bolso da mamãe e do papai: Como economizar na compra do material escolar.
Vamos às dicas?
1. Muito do material que seu filho usou no ano passado pode ser usado esse ano: tesoura, apontador, estojo, régua etc. Confira se estão em bom uso ou se precisam ser mesmo substituídos.
2. Fique atenta à lista de pedidos da escola, algumas podem conter exageros. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a ''venda casada'' é proibida, o que significa que a escola não pode exigir marcas ou locais de compra específicos. A exceção fica para o caso de apostilas pedagógicas próprias do colégio. A escola também não pode exigir a compra de materiais de higiene pessoal e limpeza, e nem cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone.
3. Em relação aos livros didáticos, converse com pais que tenham filhos em idade escolar diferentes do seu. Os livros utilizados pela turma do ano passado, possivelmente, são os mesmos desse ano. Assim, tente realizar trocas ou comprar os livros por um preço mais em conta.
4. Antes de sair às compras, converse com seu filho para saber o que ele precisa. Caso decida levá-lo junto com você, explique os limites do seu orçamento e o avise que vocês irão pesquisar os preços antes de comprar os produtos.
5. Evitem os itens com aparência de brinquedo ou com imagens de personagens e artistas. Esses artigos licenciados costumam ser mais cartos. Mas caso seu filho insista por produtos com pergsonagens e temáticas específicas, apresente a ele a opção dos adesivos.Vocês podem colar imagens dos ídolos dele na capa do caderno, por exemplo. Além de ficar super lega, vai ser um caderno único e ele vai ficar feliz de tê-lo feito.
6. Algumas lojas dão desconto para compras em grande quantidade. Assim, sempre que possível, tente conversar com outros pais para realizar compras conjuntas.
7. Uma vez realizada a compra, exija sempre a Nota Fiscal! Ela pode poupar dores de cabeça em caso de troca.
Fonte: Revista Crescer!
Aproveitem as dicas!
Beijos!
0 comentários:
Postar um comentário